Projeto nº 001173700

Projeto nº 7732

Aviso: MPr-2023-1 – SICE – Inovação Produtiva – Outros Territórios

Designação do projeto: INOVAÇÃO PRODUTIVA
Código do projeto: COMPETE2030-FEDER-001173700

 

Objetivo principal: Aumento da competitividade das PME, através da inovação do processo produtivo
Região de intervenção: Norte

 

Entidade beneficiária: FENABEL, S.A.


Data de aprovação: 2024-08-14


Data de início: 12-09-2024 – 2024/09/01
Data de conclusão: 2026-08-13 – 2026/08/14

Custo elegível: 6.449.793,44€

Incentivo não reembolsável: 2.174.963,37€

 

 Objetivos: Com esta operação a FENABEL perspetiva aumentar a sua competitividade externa, através do aumento das instalações fabris, inovando ao nível da produção, do acabamento dos seus produtos, da eficiência energética e do Marketing Internacional.

Os indicadores de realização e de resultado a alcançar no âmbito da operação são os seguintes:

  1. a) Inovações introduzidas na empresa: 2; -inovação ao nível processo produtivo e -inovação ao nível marketing
  2. b) Volume de negócios: 22,99%;
  3. c) Valor acrescentado por trabalhador: 31,81%;
  4. d) Postos de trabalho criados – Ano cruzeiro: 8,00 ETI Anual;
  5. e) Empregos criados nas entidades apoiadas: 8,00 ETI Anual;
  6. f) Empregos qualificados criados: 2,00 ETI Anual.

Código da Operação – COMPETE2030-FEDER-01445300

Código do Aviso – MPr-2024-7 – SICE – Internacionalização das PME – Projetos Individuais

Nº de Projeto – 18111

Entidade Beneficiária – FENABEL, S.A.

Data Candidatura: 2024-08-09

Data Decisão: 2025-08-08

 

Data de Inicio:  2024-08-01

Data de Fim: 2026-08-31

 

Custo Elegível:          670.021,74€

Apoio:                             268.008,70€

 

Objetivo Principal – A Fenabel dedica-se à fabricação de mobiliário de madeira, destacando-se na produção de cadeiras e mesas, e possui uma marca registada de cadeiras de luxo, a Sentta. Com este projeto de internacionalização, a Fenabel pretende aumentar as suas exportações para 90,77% do volume de negócios total, entrando em 27 novos mercados, incluindo a Arábia Saudita, China e Índia. A estratégia inclui reforçar a promoção da marca Sentta, investir em marketing digital e e-commerce, e participar em feiras internacionais, visando consolidar a sua posição no segmento de luxo e aumentar a notoriedade da marca a nível global.

Fenabel está a investir na certificação dos seus produtos e processos para garantir a conformidade com normas internacionais de qualidade e sustentabilidade. A empresa planeia implementar princípios do ESG com vista á adoção de práticas ambientais e sociais; obter a certificação B-Corp para destacar o seu compromisso com a sustentabilidade e proceder ao registo internacional de novos modelos de móveis. Além disso, certificará o seu catálogo de cadeiras pela norma IM-Itália, essencial para o mercado italiano de luxo, e colocará os seus produtos na plataforma de design PCON para aumentar a visibilidade entre arquitetos e designers. 

Login to your account