História

  • 1907
    Numa pequena aldeia do distrito do Porto, Rebordosa, 2 homens iniciavam a aventura de toda uma vida: fazer cadeiras e mudar a história das suas famílias.
    Vizinhos e concorrentes, Abel Leite e Elias Dias tinham uma pequena oficina no rés-do-chão das suas habitações onde se dedicavam a sua arte de fazer cadeiras de forma quase artesanal.

    Os modelos que saíam das suas mãos era ricos em talhas e curvas e, na altura, só acessíveis às classes mais abastadas de cidades como Lisboa e Porto.
    Nesse tempo, o carro de bois era o principal meio de transporte das zona rurais mas não era, no entanto, acessível a todos. As cadeiras eram transportadas por mulheres designadas por “carreteiras”, que as levavam à cabeça até ao “despachante”.
    A vida destes dois homens cruza-se graças ao amor dos seus filhos Mário Leite e Rosa Dias, que em 1959 viriam a casar-se.

  • 1977
    Após anos de trabalho árduo e dedicação ao seu ofício, Mário Leite , pai do actual proprietário, decidiu melhorar as instalações com vista a aumentar a sua produção.

  • 1992
    Em 1992, Mário Leite (pai) cria a marca Fenabel com vista à internacionalização e iniciam-se as relações comerciais com Espanha. O nome da até então  Mario Leite, Lda. passa a ser Fenabel,Lda., que surge da junção dos nomes dos filhos Fernando e Abel (Mário Abel, actual proprietário).

    Em 1993, após muitos anos de amor ao seu labor, Mário Leite (pai) não resiste a um ataque cardíaco e a Fenabel segue o seu rumo na mão dos filhos.

  • 1999
    Inicia-se um novo ciclo com novas melhorias nas instalações e equipamentos e a Fenabel adiciona ao seu nome empresarial a definição da sua existência : Fenabel The heart of Seating.  Símbolo máximo da dedicação da Fenabel aos seus clientes, este nome foi sugerido por um cliente inglês que identificou a Fenabel como uma empresa que trabalha com paixão, alma e inteira dedicação.  Nesta altura, a Fenabel  pertencia  exclusivamente ao filho Mário e sócia Elsa Matos Leite, os actuais proprietários da empresa.

  • 2006
    Esta data foi celebrada com muito orgulho porque a Fenabel conseguiu melhorar as condições de trabalho dos atuais 90 colaboradores, criou mais espaço de showroom e acabamentos e adquiriu mais equipamento que lhe permitiu produzir mais e melhor.

    Durante estes anos de crescimento Mário e Elsa Leite levaram a Fenabel a “bom porto” e continuaram o sonho do patriarca, internacionalizando ainda mais a Fenabel através da participação em concursos nacionais e internacionais de design e em  feiras internacionais : Paris, Milão, Xanghai, Colonia, Nova Iorque e Las Vegas .

  • Today
    A Fenabel não é apenas uma empresa de cadeiras. É um sonho de um homem. É o cruzar do caminho das 3 gerações  e que nos trouxe até aqui. A Fenabel são as pessoas e as suas histórias de vida.

    E para os nossos clientes, queremos que seja a familia Fenabel, pois a Fenabel somos nós e são os nossos clientes, que todos os dias nos inspiram a fazer mais e melhor, com palavras de amizade e confiança.

Scroll To Top